Autoridades dos EUA podem estar a investigar Apple pelos bloqueios à Beeper
Recentemente a entidade Beeper começou a tentar criar uma aplicação que iria permitir aos utilizadores do Android enviarem mensagens para o iMessage – que normalmente apenas se encontra disponível para dispositivos da Apple.
Desta ideia surgiu o Beeper Mini, uma aplicação que prometia exatamente isso. No entanto, a esperança para tal foi de curta duração, sendo que a Apple começou rapidamente a bloquear as formas que a aplicação explorava para enviar estas mensagens.
Basicamente, a Apple ativamente tentou bloquear a Beeper Mini de funcionar em dispositivos Android, tendo aplicado medidas para mitigar como esta aplicação permitia o envio das mensagens – mesmo que essa ideia fosse focada em aumentar a segurança da comunicação para os utilizadores entre diferentes sistemas.
No entanto, estas medidas da Apple agora parecem ter chamado à atenção das autoridades norte-americanas, nomeadamente do Departamento de Justiça dos EUA. De acordo com o The New York Times, as autoridades confirmaram que estão a analisar a situação entre a Beeper e a Apple.
Na altura, a Beeper terá contactado os seus advogados sobre a medida, que informou o departamento da justiça sobre as ações da Apple, e mais concretamente, sobre a forma como a empresa estaria a aplicar os bloqueios no uso do iMessage.
De notar que as autoridades norte-americanas encontram-se atualmente a investigar a Apple derivado das suas práticas anti competitivas no mercado, e este caso pode ter aberto novas ideias para investigação por parte das autoridades.
Apesar de a Beeper não comentar o caso, diretamente as autoridades dos EUA podem estar atentas à situação, e mais concretamente, na forma como a Apple se encontra a limitar o uso da sua plataforma e das funcionalidades existentes, prejudicando os rivais no mercado.