Beeper faz ultima tentativa desesperada para usar iMessage no Android
Recentemente a Beeper revelou uma forma dos utilizadores finalmente terem um meio de usarem o iMessage no Android. A aplicação Beeper Mini foi lançada como forma de permitir a comunicação com o iMessage a partir do Android, sem usar servidores Mac pelo meio.
Não demorou, no entanto, muito tempo para a Apple bloquear a forma da aplicação enviar mensagens, no que tem sido um jogo do gato e rato. De um lado, a Beeper encontra-se a trabalhar para permitir o envio de mensagens do Android para o iMessage, e do outro, a Apple tenta bloquear essa capacidade.
Este jogo, no entanto, tem impacto na imagem do Beeper. Isto porque cada vez que a plataforma fica inacessível ou bloqueada, a empresa necessita de corrigir o problema, e volta a atrasar os planos da mesma. Ao mesmo tempo, os utilizadores são obrigados a esperar pela correção, o que não deixa muitos agradados.
Além disso, as formas de “contornar” os bloqueios da Apple estão a ser cada vez mais complexos para os utilizadores da Beeper. Muitos acabam por desistir simplesmente pelo facto que se tornou “demasiado complicado” apenas para enviar as mensagens no iMessage.
Na mais recente correção da plataforma, a Beeper agora afirma que, para os utilizadores poderem usar a sua aplicação, necessitam de ter um iPhone com jailbreak, de forma a poderem configurar as suas contas. Obviamente, isto é algo que se encontra longe da capacidade de muitos.
No entanto, este parece também ser o último método que a Beeper vai explorar para contornar os bloqueios da Apple. A empresa confirmou que esta será a última tentativa de manter o Beeper Mini ativo, e caso a Apple volte a bloquear a funcionalidade, a empresa não vai mais tentar contornar o bloqueio.
Do lado da Beeper, a empresa responde que os constantes bloqueios da Apple a uma forma de os utilizadores comunicarem de forma segura não faz sentido, para uma empresa que se garante a favor da privacidade e segurança.
Ao mesmo tempo, a Beeper encontra-se também a responder às críticas de que o seu sistema de comunicação com o iMessage não é seguro, tendo disponibilizado todo o código do “bridge” realizado pela sua aplicação para enviar as mensagens ao sistema do iMessage. Com isto, qualquer utilizador pode verificar o código fonte da aplicação.