Esta ferramenta substitui o Backup do Windows 10 e 11
Em Maio, a Microsoft confirmou que iria lançar uma nova ferramenta no Windows 11 Dev Insider, focada em ajudar os utilizadores a realizarem o backup de dados nos seus sistemas, e enviarem os mesmos para a cloud.
Esta ferramenta é certamente importante, tendo em conta que permite salvaguardar algumas das configurações do sistema, para quando seja necessário reinstalar o mesmo. Inicialmente estava previsto de chegar apenas ao Windows 11, mas a Microsoft mais tarde veio a confirmar que a mesma vai também ficar acessível para o Windows 10.
No entanto, mesmo que esta aplicação tenha a sua utilidade, nem todos os utilizadores gostam do facto que a mesma apenas permite realizar o backup dos dados para as contas da Microsoft – algo que muitos também preferem não usar nos seus sistemas.
A pensar nisso, um programador colocou mãos à obra para criar a nova aplicação “Appcopier”. Basicamente, esta aplicação é igual à da Microsoft, mas permite que o backup dos conteúdos seja feito de forma local.
Os dados ficam salvaguardados no sistema dos utilizadores, ou em algum formato externo, e podem ser rapidamente restaurados em outro sistema se necessário. O programador afirma que a ferramenta realiza o backup de toda a informação tal como a ferramenta oficial da Microsoft, mas no formato local.
A mesma encontra-se focada para o Windows 11, mas o programador afirma que pode também funcionar no Windows 10, embora não tenha deixado garantias de tal.
A aplicação apenas realiza o backup de entradas de registo associadas com as configurações do Windows, e de diferentes ficheiros em zonas consideradas como fundamentais para o sistema, guardando os mesmos no local que o utilizador pretenda – seja o disco local, ou uma pen USB, por exemplo.
Os interessados podem verificar a aplicação via o GitHub.