Google vai limitar personalização de publicidade em alguns serviços
A Google encontra-se a preparar para algumas mudanças no sistema de publicidade para pesquisa, que é fornecido em alguns produtos da empresa, como o AdSense for Search (AFS), AdSense for Shopping (AFSh), e Programmable Search Engine (ProSE).
De acordo com o suporte da Google, a mudança vai ser realizada em todos os serviços, deixando de ser usado o domínio “google.com”. Esta mudança de acordo com a empresa será feita para se enquadrar nos planos da empresa de descontinuar o suporte a cookies de terceiros no navegador.
Os anúncios destas plataformas serão agora realizados por dois domínios alternativos: “https://www.adsensecustomsearchads.com” e “https://syndicatedsearch.goog”.
Com esta alteração, os utilizadores podem começar a ver menos anúncios personalizados em alguns dos serviços da empresa, uma vez que deixarão de ser usados cookies para a personalização dos mesmos.
Ao mesmo tempo, uma vez que deixa de ser usado o domínio base do Google.com, os utilizadores deixam de partilhar os cookies com o endereço principal do motor de pesquisa.
Espera-se que a mudança venha a encontrar-se concluída durante as próximas semanas.