Hackers publicam 1.3 milhões de ficheiros da Insomniac Games
No passado dia 12 de Dezembro, o grupo de ransomware Rhysida confirmou ter atacado a editora Insomniac Games, da Sony. Na altura, o grupo afirmava ter 1.67 TB de dados da empresa, incluindo de dados sensíveis de títulos que ainda se encontram em desenvolvimento.
Na altura, o grupo pedia mais de 2 milhões de dólares para evitar a divulgação dos dados. Mas como este pagamento não foi realizado, agora mais de 1.3 milhões de ficheiros da empresa encontram-se publicamente disponíveis.
De acordo com o portal Cyber Daily, o grupo começou a publicação dos conteúdos roubados, os quais integram diversa informação interna da editora, como recibos de pagamentos e outros detalhes, mas também informações sobre futuros títulos que se encontram em desenvolvimento.
Existem vários ficheiros associados com o jogo “Wolverine”, incluindo mapas, designs e outros respeitantes ao desenvolvimento. A isto integra-se ainda imagens do jogo e de várias cenas do mesmo, que foram partilhadas internamente.
Existe ainda um ficheiro que confirma um acordo entre a Sony e a Marvel para a criação de três jogos no futuro, associados com a saga de X-Men. O primeiro jogo deste acordo deverá ser o Wolverine, sendo ainda desconhecidos os restantes.
O grupo Rhysida afirma que demorou menos de meia hora para obter os dados de acesso aos sistemas internos da empresa, depois de um ataque de phishing. O grupo afirma ainda que os estúdios de videojogos tendem a ser alvos fáceis. Os atacantes afirmam ainda que, apesar da Sony ter avançado com uma investigação do incidente, esta devia ficar mais atenta ao que ocorre dentro da empresa.
De notar que o grupo começou por colocar os itens roubados para venda, onde qualquer um poderia adquirir. E tendo em conta que 98% dos dados foram agora divulgados, existe ainda 2% que foram adquiridos por terceiros desconhecidos.