Já existe explicação para a instalação súbita do HP Smart no Windows
Recentemente alguns utilizadores foram surpreendidos com a aplicação da HP Smart a ser subitamente instalada nos seus sistemas, mesmo que estes não tivessem nenhuma impressora da marca.
Normalmente, o HP Smart é usado com impressoras da empresa, como forma de controlar as mesmas e gerir as impressões. No entanto, de forma recente, vários utilizadores confirmaram que a app estaria a ser automaticamente instalada – tanto em Windows 10 como no Windows 11.
Agora conhecem-se mais detalhes do que levou a este problema. Aparentemente uma recente atualização dos drivers do Windows causou com que alguns modelos de impressoras fossem alterados para “aparentar” ser da HP.
Ou seja, mesmo que fossem de fabricantes diferentes, no Windows estes eram vistos como sendo impressoras da HP – mais concretamente o modelo HP LaserJet M101-M106. Isto afetou também algumas impressoras virtuais, como é o caso da Microsoft Print to PDF – usada pelos softwares da Microsoft para criar ficheiros PDF.
O Windows, ao identificar que a impressora da HP estaria instalada, procedia com a instalação do HP Smart para a gestão da mesma. Tendo em conta que o problema afetava até impressoras virtuais, isto poderia ocorrer em praticamente qualquer sistema – incluindo os que nem sequer tenham impressoras diretamente configuradas nos mesmos.
A situação terá sido, entretanto, resolvida, mas para os utilizadores que tenham sido afetados, é possível que o HP Smart ainda esteja instalado no sistema.
Felizmente a sua remoção é tão simples como procurar pelo mesmo no menu inicial do Windows, e carregar como botão direito sobre a aplicação, selecionando “Desinstalar”.