Tesla realiza recall de 2 milhões de veículos nos EUA
A Tesla encontra-se a realizar o recall de aproximadamente 2 milhões de veículos nas estradas dos EUA, derivado de um problema com o sistema de Auto Pilot da empresa. Esta medida encontra-se a ser realizada depois de uma investigação das autoridades dos EUA, que durou quase dois anos, devido a acidentes que ocorreram quando o sistema se encontrava ativo.
A Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Rodovias (NHTSA) afirma que o sistema de Autopilot pode fornecer aos condutores uma sensação falsa relativamente à segurança, o que pode levar a que os mesmos usem o sistema em condições perigosas. Ao mesmo tempo, existem situações onde este sistema não funciona como é esperado, e que podem levar a acidentes.
A pensar nisso, a Tesla vai agora atualizar os seus veículos com vista a apresentar mais avisos para quando este sistema se encontra ativo, informando os condutores que o mesmo não substitui manter atenção nas estradas, sobretudo quando a funcionalidade “Autosteer” se encontra ativada. As notificações vão ainda relembrar os condutores de manterem as mãos no volante.
Ao mesmo tempo, a atualização deve ainda redobrar a atenção que o condutor está a ter na prática, e podem mesmo desativar a funcionalidade caso se verifique que o condutor regularmente ignora as regras de segurança, ou quando o mesmo se encontra a aproximar de zonas com sinais de transito ou fora de autoestradas.
A atualização deve chegar a todos os veículos via OTA, portanto os condutores não devem ter de realizar nenhum procedimento adicional para poderem receber a mesma.