Threads começa os testes a API dedicada
A Threads tem vindo a ganhar bastante popularidade desde que abriu as portas na União Europeia, com cada vez mais utilizadores a usarem a mesma como uma alternativa a rivais – nomeadamente a X, antigo Twitter.
No entanto, a plataforma ainda conta com um problema. Ao contrário do que existe noutros locais, a Threads não conta com uma API oficial, o que impede que os utilizadores possam usar a mesma para enviarem conteúdos para o serviço – e de forma a otimizar as entregas das mensagens na plataforma.
Isto seria o que poderia permitir a criação de sistemas como bots, ou até mesmo aplicações alternativas às oficiais, para enviar mensagens na plataforma. Infelizmente, sem API, isso não é possível.
No entanto, parece que a Meta encontra-se a trabalhar para corrigir este problema. Recentemente, um dos engenheiros da Meta, 0xjessel, afirmou na plataforma que se encontra a ser desenvolvida a API para a Threads.
Este sistema ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, mas a plataforma pode brevemente começar a permitir que os primeiros programadores tenham acesso à funcionalidade, e possam, desta forma, criar as suas aplicações para a rede social.
Ainda se desconhece quando tal vai ficar disponível, mas a mensagem de avanços nesta área será sem dúvida importante.
Ao mesmo tempo, a Meta começou recentemente os testes a abrir a Threads para a rede da ActivityPub, que vai começar a permitir que os conteúdos da plataforma tenham acesso a esta rede e os utilizadores possam interagir entre si pela mesma – nomeadamente utilizadores do Mastodon.