Velocidade das redes 5G aumentou por 20% a nível global
As redes 5G estão cada vez mais acessíveis em praticamente todos os países, e com isto existem também melhorias a nível da velocidade a que estas são oferecidas para os consumidores. De acordo com os recentes estudos da Ookla, é possível avaliar como as redes de próxima geração se encontram a melhorar.
O novo relatório “State of Worldwide Connectivity” analisa a velocidade de ligações 5G a nível global, tendo confirmado que, durante o terceiro trimestre deste ano, a velocidade das ligações 5G aumentou cerca de 20%.
Em média, a velocidade de download em 5G encontra-se agora nos 203.04 Mbps, o que representa um aumento de 20% face ao mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, o upload encontra-se em média nos 18.93 Mbps, o que é apenas 1% acima do ano anterior.
Também no top das velocidades 5G mais rápidas, registam-se igualmente aumentos, com a média a passar de 525.54 Mbps para 573.12 Mbps em 2023, o que representa um aumento de quase 9%.
Quanto aos países onde existem ligações 5G mais rápidas, a liderar a tabela encontra-se os Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Malásia. Em praticamente todos os países analisados a velocidade média das ligações 5G aumentou de forma considerável face ao mesmo período do ano anterior.
Apesar dos valores positivos de aumentos a nível da velocidade de download, as velocidades de upload registaram poucas alterações, com a média a alterar-se apenas 1% em cerca de um ano, o que demonstra que ainda existe uma discrepância entre o upload e download neste formato de redes – em parte devido à forma como as redes 5G se encontram implementadas, onde ainda se baseiam em nodes 4G, o que limita a velocidade de transmissão.
Ainda assim, o aumento de velocidade é um bom indicador que a tecnologia encontra-se a evoluir de forma considerável no mercado, e espera-se que a tendência venha a manter-se durante os próximos tempos.