Apple prepara-se para permitir apps de fontes externas na Europa

Apple prepara-se para permitir apps de fontes externas na Europa

O ano passado, a União Europeia aprovou a nova Lei dos Mercados Digitais, que veio trazer algumas mudanças na forma como certas plataformas funcionam. Uma delas será a App Store da Apple, que passará a ter de permitir aos utilizadores de iPhones e iPads a instalação de apps de fontes externas.

E ao que parece, a Apple encontra-se agora a preparar para permitir essa possibilidade. Com a medida, a Apple vai começar a permitir que os utilizadores possam realizar a instalação das suas apps a partir de fontes externas, que não seja apenas pela App Store.

Como parte das mudanças, a Apple deve dividir a App Store em duas “lojas”. A primeira será focada para o mercado da União Europeia, e vai permitir aos utilizadores instalarem as apps de outras fontes. Depois existe uma segunda versão, que vai manter as mesmas limitações de atualmente e não permitirá a instalação de apps de fontes externas.

Com a nova legislação da União Europeia, a Apple não apenas é obrigada a permitir os programadores de distribuírem as suas apps fora da App Store, mas também a usarem plataformas de pagamento externas para compras in-app.

Espera-se que as mudanças comecem a ser aplicadas durante as próximas semanas, tendo em conta que a nova legislação vai tornar-se efetiva para a empresa ainda durante este ano.

De notar que a União Europeia não é a única região onde a Apple pode ter de realizar mudanças. No Japão, também se encontra a ser ponderada a possibilidade de se obrigar a Apple a permitir a instalação de apps de fontes externas.