Autoridades dos Países Baixos aplicam coima de 10 milhões de euros à Uber
A Uber encontra-se a enfrentar uma coima de 10 milhões de euros, por parte das autoridades de proteção de dados dos Países Baixos. Em causa encontra-se a violação de dados e da privacidade dos utilizadores da plataforma.
De acordo com a DPA, a Uber não terá revelado a informação de como partilha os dados dos utilizadores com países não associados à União Europeia, e por quanto tempo esses dados são mantidos. Esta política encontra-se em violação das leis de proteção de dados e de privacidade do pais, levando assim à multa.
A entidade afirma ainda que os condutores da Uber não são prontamente informados da forma como os seus dados serão usados ou com que entidades são partilhados, bem como por quanto tempo estes dados ficarão acessíveis para entidades em países fora da zona económica europeia.
Ao mesmo tempo, a DPA afirma ainda que a Uber complica desnecessariamente o processo de permitir aos condutores e utilizadores obterem os seus dados na plataforma, aplicando medidas que tornam consideravelmente mais demorado o processo.
Apesar de a Uber contar com essa funcionalidade dentro da sua app, a mesma encontra-se escondida sob as opções da mesma, pouco visível para a grande maioria dos utilizadores, e difícil de ser encontrada.
De relembrar que esta coima foi aplicada depois de quase 170 condutores em França terem apresentado críticas às autoridades locais sobre a forma como os seus dados estariam a ser tratados. O caso passou para a entidade de proteção de dados dos Países Baixos, que será onde a sede da Uber se encontra.