Backups do WhatsApp vão contabilizar para armazenamento do Google Drive
Os utilizadores do WhatsApp contam com uma útil funcionalidade na aplicação, que permite salvaguardar as conversas e anexos em backups externos. No caso de dispositivos Android, o backup é feito para a conta do Google Drive dos utilizadores.
Até agora, a Meta mantinha um acordo com a Google, de forma que o espaço de backup do WhatsApp não fosse contabilizado como armazenamento na conta dos utilizadores. Desta forma, os conteúdos poderiam ser guardados na conta do Google Drive, sem afetar o espaço final do serviço.
No entanto, isto vai brevemente alterar-se. Isto porque a parceria entre as duas empresas chega agora ao fim, o que faz com que os backups do WhatsApp comecem a contabilizar para o armazenamento das contas dos utilizadores do Google Drive.
A medida já se encontrava prevista para o início de 2024, e os utilizadores encontram-se agora a ser notificados para tal medida. Esta deve afetar sobretudo quem se encontre com a versão gratuita do armazenamento da Google e tenha o espaço ocupado.
A Meta tem vindo a trabalhar em algumas alternativas de backup dos conteúdos, entre as quais se encontra a transferência direta dos conteúdos entre dispositivos na mesma rede local – mas esta medida não salvaguarda os dados de possíveis dispositivos perdidos ou roubados.
Outra alternativa encontra-se na possibilidade de os utilizadores apenas guardarem as conversas de texto, excluindo anexos como imagens e vídeos. Isto permite reduzir consideravelmente as necessidades de espaço, tendo em conta que os ficheiros multimédia tendem a ser os que mais armazenamento ocupam.
Ao mesmo tempo, a medida vai afetar apenas utilizadores do Android, sendo que utilizadores do iOS sempre tiverem o espaço contabilizado dentro das suas contas do iCloud.