Banco Nacional de Angola alvo de ataque informático
O Banco Nacional de Angola (BNA) confirmou ter sido vítima de um ataque informático esta semana, que apesar de alguns transtornos, a entidade afirma não ter causado impactos na infraestrutura e nos dados.
Em comunicado, a entidade afirma que o ataque terá ocorrido no dia 6 de Janeiro de 2024, o qual foi mitigado pela equipa de segurança da entidade. A instituição afirma ainda que o ataque não causou problemas a nível da infraestrutura ou funcionamento da mesma, bem como dos dados de clientes ou da própria entidade.
O BNA afirma ainda que o ataque foi mitigado com sucesso, e não causou impacto em outras plataformas. A entidade afirma ainda que segue todos os padrões de segurança e que estes foram fundamentais para evitar um ataque mais prolongado ou danoso.
A entidade afirma ainda que “continuará a assegurar as medidas necessárias, visando garantir a segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas de informação das instituições financeiras, que se encontram a operar com normalidade”.
Os detalhes sobre o ataque não foram revelados, mas algumas fontes locais apontam que poderá ter-se tratado de um ataque de ransomware, com alguns dos sistemas da instituição a ser afetados.