Falso esquema de renovação de antivírus leva a roubo de 34 mil dólares
Recentemente, as autoridades dos EUA deixaram mais detalhes de como um grupo terá roubado milhares de dólares a vítimas de esquemas de phishing, com falsos pretextos para a renovação de serviços de antivírus em sistemas informáticos.
O caso envolve uma investigação sobre falsos avisos de renovação para o software de antivírus da Norton, que estaria a ser enviado para vítimas de esquemas de phishing. Estes alertas levavam os atacantes a acederem aos sistemas, com o pretexto de realizarem a renovação, enquanto obtinham acesso a dados pessoais e a contas bancárias das mesmas.
De acordo com os documentos das entidades, o grupo terá depositado os ganhos numa conta bancária na entidade Chase, sob o nome de “Bingsong Zhou”, que se acredita ser falso.
A maioria das vítimas eram encontradas através de mensagens de email de phishing, ou em esquemas enviados através de sites maliciosos e notificações do navegador abusivas.
As vítimas eram direcionadas para telefonarem para um número de telefone, onde eram depois encaminhadas para o esquema, com o pretexto de ligarem para cancelar a subscrição – ou doutra forma um valor avultado iria ser retirado da conta bancária das mesmas.
Num dos casos indicados pelas autoridades, uma das vítimas foi enganada para pagar 34.000 dólares sobre este esquema. A mesma terá sido enganada, onde os atacantes teriam usado o esquema de falsos reembolsos, em que alegavam que teriam enviado um valor avultado de “reembolso” da subscrição para a conta das vítimas, e que estas deveriam devolver o valor excedente. Neste caso, o valor seria de 34 mil dólares, ao que a vítima enviou.
O caso foi notificado para as autoridades depois da entidade bancária ter identificado transações suspeitas sobre a conta bancária usada no esquema, ao qual a mesma foi bloqueada, juntamente com os fundos, e levou à investigação.