Google esclarece destaque a artigos de baixa qualidade no Google Notícias
O Google Notícias é uma importante plataforma da Google, usada por milhares de utilizadores para acederem às notícias mais recentes em diferentes temas. No entanto, de forma recente, a Google tem sido acusada de fornecer resultados de baixa qualidade, com o destaque a artigos que foram claramente criados por IA.
O portal 404 Media, recentemente, publicou um artigo demonstrando como os conteúdos do Google Notícias começaram subitamente a surgir com destaque a conteúdos criados via IA, de baixa qualidade.
No entanto, a Google encontra-se agora a responder a estas acusações, indicando que o estudo do portal possui algumas falhas.
De acordo com Danny Sullivan, o estudo do portal foi realizado tendo como ordenação das notícias a data de publicação, e não a relevância dos conteúdos – um filtro importante para que a Google consiga apresentar os conteúdos mais interessantes para os utilizadores.
Ao ordenar os conteúdos por data, as publicações mais recentes surgem em primeiro lugar, mas isso inclui também os artigos criados por várias plataformas online que se encontram na plataforma da Google – e que podem contar com artigos de baixa qualidade ou criados via IA.
Quando se ordena os resultados pela relevância, a Google usa um conjunto de fatores para identificar as notícias mais relevantes para cada utilizador, e onde se integra também a filtragem de artigos de baixa qualidade.
Ou seja, a Google continua a aplicar filtros para conteúdos de baixa qualidade publicados na sua plataforma, mas quando os utilizadores procura esses mesmos conteúdos por data de publicação, certos filtros são “desativados”, entre os quais se encontra o de controlo de qualidade dos artigos.