Google prepara-se para o fim dos cookies de terceiros no Chrome
Tal como estava previsto faz alguns meses, a Google encontra-se a preparar para uma das maiores mudanças de sempre nos sistemas de cookies pela internet, e que irá ditar o fim dos cookies de terceiros no seu navegador Chrome.
De acordo com a empresa, desde o início do ano que a mesma começou a testar no Chrome o fim do suporte a cookies de terceiros, como parte da funcionalidade Tracking Protection. Para já, apenas 1% dos utilizadores do Chrome devem contar com esta funcionalidade ativa, mas espera-se que os testes sejam rapidamente alargados para mais utilizadores nas próximas semanas.
A ideia, que se encontra dentro da iniciativa Privacy Sandbox da empresa, pretende garantir mais privacidade e segurança para os utilizadores na internet, nomeadamente na recolha de dados pessoais para fins de publicidade direcionada. Ao mesmo tempo, a empresa pretende que os anunciantes possam continuar a usar os sistemas de publicidade para apresentarem anúncios relevantes para os utilizadores finais.
Se tivermos em conta os dados mais recentes, o Chrome conta com cerca de 3.2 mil milhões de utilizadores, pelo que o teste inicial deve ser realizado a cerca de 32 milhões de utilizadores.
Quando os utilizadores acederem a um site que tenha cookies de terceiros, nesta fase devem verificar um alerta a informar da existência dos mesmos – com estes a serem bloqueados por padrão. No entanto, os utilizadores ainda podem manualmente permitir os cookies de terceiros, útil para sites que ainda não se tenham preparado para esta mudança.
De notar que o Chrome é o mais recente com esta funcionalidade, já que navegadores como o Safari e Firefox bloqueiam por padrão os cookies de terceiros faz alguns meses.