Grupo LockBit confirma ataque ao hospital Capital Health
O grupo de ransomware Lockbit confirmou ter sido o autor do ataque em Novembro de 2023 à rede de hospitais Capital Health, nos EUA. O grupo encontra-se agora a ameaçar publicar os dados roubados caso a entidade não realize o pagamento.
A Capital Health é um importante grupo de hospitais privados nos EUA, sendo que o ataque terá afetado as operações do mesmo, bem como terão sido recolhidos dados sensíveis de pacientes.
Em novembro de 2023, a entidade afirmou ter sido vítima de um ataque informático, de onde terão sido obtidos dados dos sistemas internos da mesma, e que causaram problemas no uso dos sistemas informáticos da instituição.
Na altura desconhecia-se a origem do ataque, mas agora o grupo LockBit veio confirmar a mesma, indicando que irá divulgar brevemente os dados caso o pagamento não seja realizado. Desconhecem-se detalhes sobre os conteúdos roubados, mas acredita-se que pode conter dados sensíveis da instituição, incluindo dados de pacientes da mesma.
Apesar de serem um grupo de ransomware, o LockBit possui algumas regras sobre as instituições que podem ser comprometidas. No caso de hospitais, o grupo afirma que não encripta os dados, mas pode roubar dados internos dos mesmos. O grupo afirma que propositadamente não encriptou os dados da instituição, mas roubou os dados possíveis da mesma.