Microsoft encontra-se a desenvolver modelo de IA mais barato e eficaz
A Microsoft continua a expandir a sua infraestrutura e tecnologias de Inteligência Artificial, e de acordo com os mais recentes rumores, existe a possibilidade da empresa vir a revelar algumas novidades em breve.
Os rumores apontam que a empresa tem estado a trabalhar numa forma de tornar a tecnologia mais sustentável e económica. Com isto, foi formada uma nova equipa dedicada para construir o que é conhecido como SLM, ou “smaller language models”.
Basicamente, serão uma adaptação dos LLM, mas focada em menos uso de recursos e dinheiro para processamento de dados.
De acordo com o portal The Information, as SLM fornecem capacidades de conversa e criação de conteúdos similares aos LLM, como o GPT da OpenAI, mas usam um volume consideravelmente inferior de recursos. Isto permite usar hardware mais modesto, e reduzir os custos associados com a execução das tarefas.
A equipa da GenAI da Microsoft vai encontrar-se focada em integrar as SLM dentro da plataforma da Azure. Ao mesmo tempo, a equipa tem vindo a receber um forte foco da Microsoft, com a integração de algumas personalidades de topo na mesma.
De relembrar que a GenAI é uma equipa dedicada da Microsoft, que possui como objetivo desenvolver o seu próprio modelo de IA, que seja capaz de rivalizar ou ultrapassar as capacidades dos modelos da OpenAI.
Até agora, a Microsoft ainda se encontra bastante dependente da OpenAI e dos seus modelos, tendo integrado as suas soluções em vários produtos, como o Copilot. No entanto, a ideia da empresa será criar o seu próprio modelo de IA para usar nos seus serviços – embora a parceria com a OpenAI ainda se deva manter ativa durante bastante tempo.