Spotify prepara-se para permitir compras in-app no iOS
O Spotify confirmou que, para seguir a legislação europeia, vai começar a permitir aos utilizadores realizarem a aquisição dos seus planos diretamente na app do iPhone, caso a Apple esteja disposta a reduzir a taxa de comissão de 30% aplicada na App Store.
Como se sabe, todas as apps da App Store que permitam compras diretamente necessitam de pagar uma comissão para a Apple, que pode atingir os 30%. No entanto, a nova legislação da União Europeia veio obrigar a empresa a alterar as regras, passando a ter de permitir que sejam usadas outras plataformas de pagamento nas apps, invés de forçar o uso do sistema dedicado da empresa.
Além disso, a Apple passa também a ter de permitir que as apps possam ser instaladas de fontes externas da App Store, o que pode abrir portas para lojas de aplicações de terceiros surgirem no mercado europeu.
O Spotify, até agora, não permitia que os utilizadores realizarem a aquisição dos planos Premium via a app do iPhone, derivado da comissão aplicada. No entanto, com as novas regras, para utilizadores na União Europeia, a empresa vai realizar a atualização da sua app para começar novamente a permitir essa medida.
A ideia será melhorar consideravelmente a experiência dos utilizadores dentro do Spotify, permitindo que estes possam mais facilmente adquirir os planos premium, sem terem de aceder diretamente ao site da entidade ou usar meios alternativos para tal. Bastará realizar a compra diretamente da app – embora esta funcionalidade apenas venha a ficar disponível para utilizadores na Europa, que será onde a nova lei se aplica e onde a Apple terá de permitir tal medida.
Ainda existem algumas regras a esclarecer no formato de como a Apple espera implementar esta medida, mas não deve demorar muito tempo para que os detalhes sejam conhecidos, tendo em conta que a lei dos mercados digitais encontra-se muito perto de começar a ser aplicada – e a Apple terá de seguir a mesma antes disso.