Trezor confirma roubo de dados de 66 mil clientes
A entidade Trezor deixou um alerta para os utilizadores da sua plataforma, derivado de um ataque no seu portal de suporte, que pode ter comprometido alguma informação pessoal de milhares de utilizadores.
De acordo com o comunicado da entidade, o ataque ocorreu no dia 17 de Janeiro, onde um terceiro não autorizado terá obtido acesso ao portal de suporte da empresa, e consequentemente, aos tickets e informações de clientes.
A popular carteira física de criptomoedas afirma que o ataque terá comprometido informação de utilizadores que entraram em contacto com o suporte da mesma. No entanto, os dados das carteiras não foram afetados, nem qualquer outra informação relativa aos fundos dos clientes.
A empresa garante que todos os dispositivos da mesma encontra-se seguros, e todos os fundos nos mesmos não foram adulterados de nenhuma forma. No entanto, a empresa afirma que dados pessoais de 66.000 utilizadores podem ter sido comprometidos, de quem tenha contactado o suporte da empresa em Dezembro de 2023.
Entre os dados comprometidos encontram-se nomes, nicks de utilizador, emails, moradas, números de telefone e outra informação pessoal que tenha sido partilhada nos tickets com agentes de suporte.
Infelizmente, a empresa afirma ainda ter identificado 41 casos onde os dados terão sido usados para atividades maliciosas, sobretudo como forma de phishing contra as vítimas. Os atacantes terão usado a informação para tentar obter os seeds das carteiras das vítimas, o que iria permitir o acesso aos fundos das mesmas.
A empresa recomenda os clientes afetados a terem extremo cuidado com as mensagens de email que possam receber, alegando ser da entidade. Ao mesmo tempo, a seed das carteiras deve ser sempre mantida de forma segura, sendo que nunca é requerida por qualquer entidade, nem mesmo a Trezor.