Wine 9.0 chega com melhorias depois de um ano em desenvolvimento
Depois de quase um ano em desenvolvimento, a equipa do Wine revelou a sua nova versão, que chega com importantes correções e melhorias para permitir correr aplicações do Windows dentro do macOS, Linux e BSD.
Um dos grandes destaques do Wine 9.0 encontra-se no suporte experimental ao Wayland, que deverá permitir melhorias a nível dos conteúdos gráficos que sejam executados no mesmo. Esta funcionalidade ainda se encontra de forma experimental, portanto pode ter alguns bugs ou falhas, mas será o primeiro passo para implementar um conjunto de funcionalidades gráficas interessantes no mesmo.
Além disso, esta nova versão chega ainda com suporte para WoW64, que deve melhorar a compatibilidade com certas aplicações. Existe ainda suporte para a capacidade de correr aplicações de 32 bits em sistemas inteiramente focados para 64 bits.
Foram ainda feitas melhorias no suporte à plataforma ARM64, bem como atualizações para os drivers Vulkan, Direct3D e DirectShow. O suporte a DirectMusic também se encontra disponível, para melhorar a compatibilidade com certos conteúdos multimédia.
O perfil padrão do Wine para novas aplicações agora encontra-se configurado para o Windows 10, embora os utilizadores possam sempre alterar conforme necessário. Obviamente, foram ainda realizadas as tradicionais correções de bugs e melhorias em geral na estabilidade.