YouTube está mais lento para quem use adblockers
O YouTube tem vindo a aplicar várias medidas para combater o uso de bloqueadores de publicidade na sua plataforma. Sendo a publicidade dos vídeos uma das principais fontes de receitas do Youtube, certamente que a plataforma possui motivações para levar os utilizadores a ver os mesmos.
No entanto, os utilizadores que usam bloqueadores de publicidade no YouTube, agora encontram-se a verificar um novo problema com a plataforma de vídeos.
A partir do Reddit, vários utilizadores encontram-se a reportar que o YouTube encontra-se a funcionar consideravelmente mais lenta quando o bloqueador de publicidade se encontra ativo.
Segundo os relatos, os utilizadores verificam um aumento no uso do processador e lentidão em geral no uso da plataforma quando o bloqueador de publicidade se encontra ativo no navegador. Alguns relatos apontam mesmo que o Chrome fica completamente inutilizável ao ponto de bloquear a aba do YouTube.
Alguns utilizadores foram ainda mais fundo, analisando o real impacto do uso de bloqueadores de publicidade no YouTube. Segundo os mesmos, usar extensões para bloquear a publicidade pode levar a um aumento de 17% no uso do processador dentro do YouTube.
Ao mesmo tempo, parece que o problema não se encontra apenas para utilizadores gratuitos do YouTube. Mesmo utilizadores do YouTube Premium, que teoricamente não possuem publicidade na plataforma, quando acedem ao mesmo usando um bloqueador de publicidade, também verificam os mesmos problemas.
Ou seja, mesmo quem pague para usar o YouTube, a partir do momento que tenha o bloqueador de publicidade no navegador ativo no site, pode também ter problemas no mesmo.
Até ao momento o YouTube não comentou este problema. No entanto, não seria a primeira vez que as medidas da plataforma de vídeos para combater os bloqueadores de publicidade causavam problemas aos utilizadores, ao ponto de tornar a plataforma consideravelmente mais lenta ou com erros.