Apple comprou 32 empresas em 2023 focadas para IA
A Apple parece estar a avançar consideravelmente a nível das suas tecnologias de IA, e para isso, a empresa tem realizado um forte investimento na compra de startups, que possam ter proveito para a empresa.
Segundo os dados da empresa Statista, durante o ano de 2023, a Apple foi uma das empresas que mais aquisições fez a nível de startups focadas em Inteligência Artificial. Durante este tempo, a empresa terá realizado a compra de 32 startups focadas em tecnologias de IA, usadas para melhorar as tecnologias da empresa na área.
Este valor supera consideravelmente o investimento feito pela segunda posição da tabela: a Google. Neste caso, a empresa fez a aquisição de 21 empresas, seguindo de perto a Meta com 18 empresas adquiridas no mesmo período.
Os analistas apontam que a Apple tem estado a investir fortemente neste setor, exatamente a pensar no futuro, e como forma de integrar as novas tecnologias de IA nos futuros produtos e serviços da empresa a chegar ao mercado.
Um dos locais onde poderemos ver brevemente melhorias neste aspeto será a nível da Siri, que certamente vai beneficiar de todas as inovações a nível da IA.
Ao mesmo tempo, a Apple pretende avançar nesta área depois de um investimento “lento” na indústria da IA. De relembrar que a Apple passou ao lado de todo o “hype” inicial da IA, o que pode ter acabado por prejudicar a empresa a longo prazo.