Apple pode ter removido PWAs do iOS por não darem receitas à empresa
Durante o dia de ontem, a Apple confirmou que vai começar a descontinuar as aplicações PWA no iOS, de forma a garantir conformidade com as novas leis europeias. Esta medida será aplicada para todos os utilizadores de dispositivos da empresa na zona europeia.
Em causa encontra-se as novas medidas da Digital Markets Act (DMA), que segundo a Apple, obrigam a que a mesma tenha de deixar de fornecer suporte para PWAs no sistema por questões de segurança.
No entanto, nem todos se encontram dentro dessa ideia. De acordo com o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, a decisão da Apple em “banir” as web apps não se encontra diretamente relacionada com as medidas europeias, mas sim com o facto das mesmas não gerarem dinheiro para a empresa.
Como se sabe, as aplicações disponíveis para os dispositivos da Apple necessitam de usar a App Store, que possui o seu próprio sistema de pagamentos – do qual a Apple cobra uma taxa aos programadores por todos os pagamentos realizados.
No entanto, esta taxa não se aplica no caso de web apps, que tecnicamente podem usar os seus próprios sistemas de pagamentos, contornando as regras da App Store. Como são apenas apps baseadas na web, não necessitam de uma App Store, e portanto, deixam de ficar sujeitas às regras da empresa.
No entanto, isso também faz com que estas não gerem qualquer dinheiro para a Apple. Para o CEO da Epic Games, esta terá sido o principal motivo pelo qual a Apple decidiu remover o suporte para web apps no iOS.
De relembrar que, oficialmente, a Apple indica que a medida será tomada porque, sob a nova lei europeia, diferentes motores de navegadores podem ser usados no sistema, e estes podem comprometer a segurança dos dados das web apps e dos utilizadores.
As recentes versões Beta do iOS começaram a deixar de suportar PWAs, mas inicialmente acreditava-se que seria um bug. Agora a documentação da Apple veio confirmar que a decisão terá sido efetiva da empresa. A empresa garante que, ao permitir outros motores de navegação que não o WebKit, a segurança e privacidade dos utilizadores pode ser comprometida. Como tal, a empresa decidiu descontinuar inteiramente o suporte a PWAs.
Embora Sweeney tenha uma luta renhida com a Apple, as declarações do mesmo podem ter algum fundamento, tendo em conta o funcionamento dos sistemas da empresa. A própria documentação da Apple indica que existiria uma solução técnica para o problema de segurança, mas a empresa decidiu não implementar a mesma no sistema.
Ou seja, a Apple reconhece a existência de problemas de segurança, mas também que possui a resolução para esse problema, e deliberadamente decidiu não implementar a mesma no sistema. Invés disso, decidiu remover por completo a funcionalidade.
A empresa garante que a medida afeta apenas uma pequena percentagem de utilizadores, e que os programadores podem sempre criar apps mais poderosas com as APIs da empresa, e consideravelmente mais seguras. No entanto, isso deixa de lado as várias apps que foram criadas exatamente como PWAs para o sistema da Apple.
Sweeney afirma ainda que os diferentes motores de navegação podem até mesmo tornar as PWAs mais seguras, e não o contrário, visto contarem com medidas de proteção próprias que nem se encontra no sistema e motor base da própria Apple.