Apple revela o seu primeiro modelo de IA generativa para imagens
A Apple começa a dar os seus primeiros passos a nível das tecnologias de IA, e um dos primeiros avanços da mesma nesta área encontra-se a nível do novo modelo de IA focado para a criação de imagens.
Apelidado de MGIE, o modelo da empresa encontra-se agora oficialmente confirmado, tendo mais detalhes revelados na sua documentação, partilhada no GitHub.
Este modelo usa texto para converter o mesmo em imagens finais, criadas com recurso a IA. A mesma pode ainda realizar pequenas edições em imagens existentes, como aumentar o brilho ou contraste das mesmas de forma inteligente.
Este modelo pode ainda ser usado para alterar algumas das imagens originais. Por exemplo, a imagem de uma pizza pode ser usada no modelo de IA da Apple com o texto “torna a pizza mais saudável”, o que pode colocar alguns legumes na mesma.
O modelo possui ainda a capacidade de rodar, cortar e ajustar as imagens a pedido dos utilizadores.
O MGIE será a primeira aposta da Apple no mercado da IA, com o seu modelo focado para a IA generativa. Será improvável que venha a surgir em alguns dos dispositivos da empresa atualmente no mercado, mas eventualmente, a tecnologia pode vir a encontrar-se em futuras tecnologias da empresa, e até nos seus futuros produtos.