Bluesky abre as portas para permitir qualquer um ter o seu servidor
O Bluesky, uma das plataformas alternativas da X, Mastodon e Threads, encontra-se agora a abrir as suas portas para permitir que mais utilizadores possam ter as suas próprias instâncias.
Depois de ter aberto os registos de novas contas sem convites faz menos de um mês, agora o Bluesky começa a permitir que os utilizadores possam criar os seus próprios servidores, abrindo as portas ao sistema federado da plataforma.
Os interessados podem agora criar os seus próprios servidores, que se interligam com a rede da Bluesky e na partilha de mensagens com a mesma. Este funcionamento é similar ao que se encontra no Mastodon, mas no caso do Bluesky sobre um protocolo diferente.
Esta medida surge depois de um longo período de “testes” para a plataforma e o protocolo em geral, que apenas durante o mês passado começou a permitir registos públicos sem convites para novos utilizadores. Atualmente a plataforma conta com cerca de 5 milhões de utilizadores registados.
O Bluesky usa o protocolo AT, enquanto que o Mastodon e Threads usam o ActivityPub. Isto faz, no entanto, que o Bluesky não seja inteiramente compatível com a federação de sistemas baseados no ActivityPub – o que impede que os utilizadores nesta plataforma interajam diretamente com o Mastodon ou o Threads, e vice versa.
A entidade responsável pelo desenvolvimento do protocolo AT sublinha que existem algumas vantagens na mesma, nomeadamente no facto de permitir uma comunicação global dentro da rede – sem que se tenha acesso apenas a conteúdos que o utilizador ativamente siga – mas também existem vantagens a nível da portabilidade de contas.
Os interessados podem verificar mais informações de como criar as suas próprias plataformas na mensagem do blog da entidade, bem como na documentação da mesma.