Empresa revela sistema para smartphones inteiramente baseado em IA
A Inteligência Artificial está presente em vários locais atualmente, e uma empresa apresentou recentemente um conceito interessante que pode ser futuramente aplicado a smartphones.
Durante a MWC 2024, a Deutsche Telekom apresentou um novo dispositivo que possui uma interface inteiramente baseada em IA. A ideia será fornecer aos utilizadores uma plataforma onde não existam apps para as mais variadas tarefas, mas sim um sistema de IA capaz de realizar as ações das mesmas.
A ideia da empresa não é inteiramente criar um smartphone de raiz com este conceito, mas sim o sistema. Para tal, a mesma usou um smartphone atualmente no mercado, mas adaptado para contar com o sistema operativo baseado em IA.
Como indicado inicialmente, a ideia deste sistema é não usar apps para as tarefas regulares do mesmo. Invés disso, a interface e comandos adaptam-se via o sistema de IA. Por exemplo, para enviar uma foto ou vídeo, enviar uma mensagem ou simplesmente realizar a captura de conteúdos usando a câmara do equipamento.
Usando IA generativa, este sistema é capaz de realizar as ações que o utilizador pretenda, bem como prever quais as ações seguintes que o mesmo vá realizar. O utilizador pode interagir diretamente com comandos de voz, ou usando comandos escritos como o ChatGPT.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm e a Brain, sendo que as suas ações podem ser baseadas em tarefas onde seja necessário a cloud, mas também são possíveis de se realiza algumas ações localmente (offline).
Para o CEO da empresa, Tom Hoettges, este sistema é a primeira fase do que o mesmo acredita vir a ser o futuro, onde os smartphones vão deixar de usar apps e passar a integrar apenas tecnologias de IA.