Grupos de proteção da privacidade digital criticam Meta pelo “consente ou paga”

Grupos de proteção da privacidade digital criticam Meta pelo “consente ou paga”

Um grupo de entidades de defesa dos direitos de privacidade na União Europeia, como a noyb e Wikimedia Europe, enviaram recentemente uma carta para a entidade reguladora da proteção de dados da União Europeia, apelando a que sejam aplicadas medidas para combater a técnica da Meta para contornar algumas das leis locais de privacidade.

Em causa encontra-se a ideia da Meta em permitir que os utilizadores possam pagar para remover a publicidade e recolha de dados das suas plataformas, ou terem de aceitar o modelo gratuito onde essa recolha é realizada. Este grupo afirma que, caso a European Data Protection Board (EDPB) falhe em aplicar medidas para evitar estas práticas da Meta, existe a possibilidade de a privacidade digital estar em considerável risco para o futuro, bem como pode criar um precedente perigoso.

De relembrar que, no final do ano passado, a Meta começou a testar uma nova funcionalidade para a sua plataforma, com o objetivo de ir ao encontro das novas leis de privacidade na União Europeia. Nesta a empresa permitia que os utilizadores pudessem pagar para não terem os seus dados recolhidos para fins de publicidade, ou em alternativa, poderiam usar a plataforma de forma gratuita, mas com esta recolha de dados ativa.

Os utilizadores que optassem por não ter a recolha de dados, teriam de pagar 9.99 euros mensais para tal, o que também iria remover a publicidade da plataforma – de forma individual para Facebook e Instagram e por conta em cada uma.

As entidades de proteção de dados apontam que esta técnica é bastante perigosa, e abre a possibilidade de outras empresas poderem realizar o mesmo formato, passando a criar um ponto perigoso para a internet e a privacidade digital, onde a privacidade seria uma “regalia” paga como uma subscrição.

Estes grupos têm vindo a lutar contra este género de práticas faz alguns anos, mas nos últimos meses a guerra intensificou-se tendo em conta que a Meta foi uma das primeiras a aplicar a medida de forma generalizada para os utilizadores.

Recentemente, a entidade de proteção de dados da Noruega também deixou o alerta que, ao ser adotada esta técnica, estaria a ser criada um grande problema para a privacidade digital na Europa. Numa mensagem partilhada no blog da entidade, a mesma deixa a questão sobre se a privacidade deve ser um direito fundamental para todos, ou apenas para quem tenha a capacidade de pagar por isso.

A EDPB confirma ter recebido as indicações dos grupos, tendo em conta esta matéria, embora apenas adiante que se encontra a analisar a situação. A entidade afirma ainda que vai analisar o caso não apenas para uma empresa específica, mas tendo em conta a lei existente de proteção dos direitos de privacidade.

É importante relembrar que este género de práticas já era aplicado em algumas plataformas, como sites de notícias, onde os utilizadores devem pagar para aceder a conteúdos ou remover a publicidade dos sites. No entanto, o Facebook não se considera uma plataforma de notícias, mas sim um intermediário entre consumidores e empresas.

Por entre as listas de entidades que assinaram a carta enviada para a EDPB encontra-se:

  • ApTI – Association for Technology and Internet, Romania
  • Bits of Freedom
  • Corporate Europe Observatory (CEO)
  • The Daphne Caruana Galizia Foundation
  • Defend Democracy
  • DFRI – Föreningen för digitala fri- och rättigheter
  • Digital Rights Ireland
  • Državljan D / Citizen D
  • Deutsche Vereinigung für Datenschutz
  • Electronic Frontier Norway
  • Ekō
  • The Electronic Privacy Information Center (EPIC)
  • European Federation of Public Services (EPSU)
  • epicenter.works – for digital rights
  • Eticas Foundation
  • Forbrugerrådet Tænk/The Danish Consumer Counsel
  • Forbrukerrådet (Norwegian Consumer Council)
  • Hermes Center
  • Homo Digitalis
  • Irish Council for Civil Liberties
  • IT-Pol Denmark
  • #jesuislà
  • noyb – European Center for Digital Rights
  • Panoptykon Foundation
  • Resource Center for Public Participation
  • Stichting Onderzoek Marktinformatie
  • Wikimedia Europe
  • Xnet, Institute for Democratic Digitalisation