Hackers roubam 1.79 mil milhões de tokens da PlayDapp

Hackers roubam 1.79 mil milhões de tokens da PlayDapp

Um grupo de hacker terá recentemente roubado quase 1.79 mil milhões de tokens PLA, uma criptomoeda associada com o ecossistema PlayDapp, depois de terem conseguido obter acesso à chave privada da entidade.

A PlayDapp é uma plataforma que permite a transação de NFTs dentro de vários jogos, e possui uma comunidade de utilizadores focados na compra e venda dos mesmos em vários títulos sem intermediários.

De acordo com a empresa de segurança PeckShield, no dia 9 de Fevereiro, uma carteira não autorizada terá realizado a recolha de quase 200 milhões de tokens PLA, avaliados em mais de 36.5 milhões de dólares.

Desde então, a entidade confirmou que a chave privada da sua carteira principal terá sido comprometida, o que terá levado ao roubo mais de 1.79 mil milhões de tokens. Para evitar danos maiores, a entidade afirma que todos os tokens restantes foram transferidos para uma nova carteira, que se encontra segura.

A PlayDapp terá tentado entrar em contacto com a carteira associada ao atacante, para onde teriam sido transferidos os fundos, com uma mensagem onde ofereceria 1 milhão de dólares caso o mesmo devolvesse os fundos roubados. A empresa terá ainda indicado que, caso tal não fosse realizado, as autoridades iriam ser notificadas e seria iniciada uma investigação para averiguar a identidade do mesmo.

A mensagem, no entanto, parece ter sido ignorada pelos atacantes, que acabariam por realizar o mint de 1.59 mil milhões de tokens adicionais, num valor estimado de 253.9 milhões de dólares. No entanto, alguns analistas indicam que o número de tokens criados é mais elevado que o número de tokens PLA no mercado antes do ataque ter ocorrido, portanto estes teriam de ser vendidos a valores consideravelmente inferiores – se forem capazes de ser vendidos de todo.

Devido ao ataque, a PlayDapp terá suspendido todas as transações das suas plataformas, e encontra-se atualmente a congelar todas as movimentações. A entidade recomenda ainda que os utilizadores evitem realizar transações de tokens durante a investigação do incidente, e enquanto os sistemas se encontram a ser migrados para novos servidores seguros.

Embora as carteiras associadas ao roubo já estejam listadas em algumas das principais plataformas de criptomoedas no mercado, existem algumas movimentações que indicam que os atacantes terão começado a tentar realizar a lavagem dos fundos roubados.