Insomniac Games alerta funcionários devido a ataque ransomware
A Insomniac Games, editora de jogos subsidiária da Sony, encontra-se a alertar os seus funcionários para um novo potencial de ataque contra os mesmos, depois da entidade ter sido alvo de um ataque de ransomware em Novembro do ano passado.
A editora é conhecida por vários títulos populares no mercado, como Spider-Man 2, que foi lançado recentemente para a PlayStation 5, e encontra-se agora a trabalhar em Wolverine.
Em dezembro de 2023, a Sony confirmou que um ataque de ransomware à Insomniac Games terá levado ao roubo de 1.3 milhões de ficheiros da rede interna da empresa, incluindo informações sobre jogos da mesma, e também dados pessoais de alguns dos seus funcionários.
O ataque terá sido realizado pelo grupo de ransomware Rhysida, que exigia o pagamento de 2 milhões de dólares para evitar a publicação dos conteúdos – algo que não aconteceu. Como tal, o grupo divulgou mais de 1,67 TB de materiais associados com a editora.
Por entre os dados roubados encontra-se informação pessoal de vários funcionários da empresa, incluindo os seus cartões de identificação e outros conteúdos pessoais.
Numa mensagem interna, a empresa deixa agora mais detalhes para os funcionários sobre os conteúdos efetivamente roubados. De acordo com a mesma, após a investigação do incidente, a entidade afirma que o grupo terá roubado informações sensíveis e pessoais dos funcionários, incluindo números de segurança social e outros elementos de identificação, que podem agora começar a ser usados contra os mesmos.
A empresa vai ainda oferecer aos seus funcionários serviços da ID Watchdog, uma entidade focada na proteção de identidade, de forma a evitar possíveis usos da informação para outros crimes. Foi ainda estabelecida uma linha de contacto direta para os funcionários afetados, onde estes podem obter mais informações sobre o incidente e obter eventual ajuda.
De momento ainda se desconhece o número exato de funcionários que terão sido afetados por este ataque, sendo que a Sony não revelou números concretos. A empresa indica, no entanto, que a investigação sobre o incidente ainda se encontra a decorrer.