Meta desiste de caso contra empresa de web-scraping Bright Data
A Meta decidiu desistir de um caso que teria em tribunal contra a empresa Bright Data, derivado da recolha de dados dos utilizadores das suas plataformas pela empresa, via scraping.
Esta medida surge depois da Meta ter perdido um dos seus pontos chave para o caso faz algumas semanas. Como se sabe, a Meta possui o histórico de lançar processos contra empresas que realizam a recolha não autorizada de dados de utilizadores do Facebook e Instagram, conhecida prática de scraping.
Esta recolha é feita de informação que se encontra publicamente disponível nestas plataformas, através de meios automáticos para tornar o processo consideravelmente mais rápido.
A Bright Data era uma das empresas que estaria a realizar esta recolha de informações. No entanto, o tribunal responsável pelo caso terá decidido recentemente a favor da Bright Data, indicando que a Meta não fornecer informações e provas suficientes em como a empresa estaria a recolher qualquer outro dado que não informação acessível publicamente nas suas próprias plataformas.
Depois desta decisão, invés de continuar a batalha legal, a Meta terá decidido desistir. O mais curioso deste caso terá sido que a Meta foi, em tempos, cliente da Bright Data, usando dados da mesma para criar perfis de publicidade dos utilizadores. No entanto, quando a Bright Data começou a recolher os dados da Meta, a empresa procedeu com o caso para o tribunal.
O tribunal alega que a informação recolhida pela Bright Data terá sido dados que se encontram publicamente acessíveis na plataforma para quem não tenha contas registadas na mesma, e como tal, não será algo que se enquadre na recolha indevida de dados.
Num dos exemplos da recolha de dados apresentados pela Meta, a empresa alega que a Bright Data terá vendido uma base de dados com 615 milhões de registos associados a utilizadores do Instagram, contendo informações dos seus perfis. No entanto, o tribunal considera que toda a informação recolhida estaria disponível para contas sem login realizado na plataforma – e consequentemente, de acesso público.
Este é um caso raro em que a Meta decide desistir de um caso em tribunal, ainda mais sobre um que está associado com a recolha de dados da sua plataforma – algo que a empresa tem vindo a batalhar publicamente faz bastante tempo.
Do lado da Bright Data, a empresa afirma que o caso não foi terminado por qualquer acordo feito fora dos tribunais, e que terá sido pelo facto da Meta ter avaliado que, face aos seus termos, não existem termos que proíbam a recolha dessa informação por terceiros.