Quase metade dos utilizadores no TikTok nunca publicaram na rede
O TikTok é uma das maiores plataformas de vídeos sociais na internet, mas embora existam muitos conteúdos disponíveis na mesma, e vários criadores, parece que uma grande parte dos utilizadores da plataforma apenas a usam para ver os conteúdos.
De acordo com um estudo da Pew Research Center, envolvendo 2745 adultos que usam diariamente o TikTok, a maioria afirma nunca ter publicado um vídeo na plataforma, usando apenas a mesma para ver conteúdos de outros criadores.
48% dos participantes no estudo afirmam nunca terem publicado um vídeo no TikTok, embora acedam à plataforma diariamente. Na realidade, a grande maioria afirma também nem sequer ter atualizado a sua bio ou imagem de perfil.
Este estudo vai de encontro com outros que foram realizados para diferentes plataformas sociais. Existe uma regra nas plataformas sociais, conhecida como Regra do 1%, onde se indica que apenas 1% dos utilizadores realmente criam conteúdos, com 10% a ativamente envolverem-se com esses conteúdos – como a deixar comentários – e os restantes apenas o veem.
Embora o conceito desta regra tenha sido criado em 2006, quando o YouTube ainda tinha apenas um ano de idade, ainda se aplica em parte aos tempos modernos. Existe muita mais facilidade atualmente na criação de conteúdos, mas a grande maioria dos utilizadores das plataformas sociais apenas as usam para verem esses conteúdos, e não para criar ativamente os mesmos.
O autor do estudo, Samuel Bestaver, afirma, no entanto, que este valor é estranhamente elevado para o TikTok comparativamente a outras plataformas. Sendo uma plataforma de vídeos rápidos, e onde qualquer um pode criar os mesmos, a taxa de utilizadores que não usam ativamente a rede social para publicar conteúdos é bastante mais elevada que as restantes plataformas analisadas.
Em parte, é possível que o formato de vídeo deixe alguns utilizadores menos interessados em publicar os conteúdos, tendo em conta que se encontram a expor mais e de forma direta. Em contrapartida, plataformas como o Twitter ou o agora X tendem a ser mais usados, nem que seja por utilizadores que apenas pretendem deixar uma ideia rápida.