Reino Unido mais perto de banir smartphones das escolas
Os smartphones passaram a ser uma tendência do dia a dia para praticamente todas as idades, mas particularmente para os jovens, estes são um instrumento importante das comunicações do dia a dia.
No entanto, muitos especialistas apontam que o uso destes dispositivos durante o horário letivo pode ter efeitos negativos para a aprendizagem. E é por isso mesmo que as autoridades do Reino Unido pretendem agora implementar uma nova legislação que vai, basicamente, banir os smartphones das aulas.
Seguindo a tendência de que já se encontra em França e Itália, o Reino Unido pode vir a ser o próximo pais a aplicar medidas para prevenir o uso de smartphones durante as aulas. Algumas escolas no pais já possuem as suas regras para tal, mas a medida agora seria implementada de forma geral.
De acordo com o comunicado, os jovens encontram-se a crescer num mundo cada vez mais complexo, e onde as suas vidas ocorrem tanto offline como online. No entanto, esta complexidade faz também com que existam alguns desafios, e um deles é garantir que as horas de estudo são usadas para tal.
Para tentar combater este problema, foram propostas algumas ideias. A primeira, e mais extrema, seria o bloqueio total de smartphones dentro e nas imediações das escolas, o que acarreta também os seus riscos e complicações – sobretudo para estudantes que necessitam de se deslocar sem os pais para as escolas.
A segunda ideia seria de entregar os dispositivos na chegada à escola, evitando que os mesmos possam usar os dispositivos durante o tempo letivo. No final das aulas, os dispositivos seriam entregues novamente.
A terceira ideia, será de permitir que os alunos possam manter os seus dispositivos, mas estes devem encontrar-se desligados e não podem ser usados durante o período letivo.
O governo afirma que estas são apenas algumas das ideias que podem ser aplicadas, mas que cada escola é aconselhada a criar as suas próprias políticas da melhor forma, tendo em conta a sua comunidade e alunos.
Foram ainda deixadas recomendações para que as escolas integrem mais campanhas de sensibilização, focadas em indicar como os smartphones podem ter impacto nos mais jovens, sobretudo o uso de plataformas sociais.
Para o governo do Reino Unido, estas medidas podem ajudar a melhorar a concentração dos alunos durante as aulas, e evitar alguns casos de vício nos dispositivos móveis desde muito cedo.
Para os pais, estes são aconselhados a contactarem diretamente a escola caso necessitem de falar com os filhos, invés de tentarem usar os seus smartphones para essa tarefa.