Signal agora permite nomes de utilizador para evitar partilha de números de telefone
A popular aplicação de mensagens encriptadas ponta a ponta, Signal, acaba de lançar uma das funcionalidades mais aguardadas dos últimos tempos. De forma a garantir mais privacidade, para que os utilizadores não tenham de partilhar os seus números de telefone, agora é possível usar apenas nomes de utilizador.
A novidade já tinha surgido em testes desde Novembro do ano passado, mas agora fica oficialmente disponível para todos. Esta permite que os utilizadores possam trocar os seus nomes de utilizador dentro da Signal, para invés de usarem os seus números de telefone, possam assim ter apenas um nome mais simples associado.
Desta forma, outros utilizadores dentro da Signal podem também entrar em contacto usando apenas este formato mais simples de decorar. De acordo com o comunicado da empresa, a funcionalidade vai ficar disponível para todos os utilizadores que se encontrem com a versão mais recente da app.
Depois da app ser instalada, ou atualizada, os utilizadores podem aceder diretamente aos seus perfis, de forma a criarem os seus nomes de utilizador personalizados. De notar que todos os nomes de utilizador terão dois números no final, que serão usados pela app.
Depois do nome de utilizador ser escolhido, os utilizadores podem optar por remover inteiramente a capacidade de ver o número de telefone por terceiros. Será também possível criar um link ou código QR personalizado, que permitirá iniciar rapidamente conversas pela aplicação.
Os utilizadores podem ainda alterar o nome de utilizador sempre que pretenderem, ou até remover inteiramente o mesmo se assim o desejarem. Os utilizadores que tenham o número de telefone guardado na lista de contactos ainda o verão dentro do Signal, mas para todos os restantes apenas irá surgir o nome de utilizador.
A aplicação permite ainda que os utilizadores ativem uma nova funcionalidade de privacidade, que apenas permite o envio de mensagens usando como iniciação da conversa o nome de utilizador, e não o número de telefone. Desta forma, pode-se evitar a receção de mensagens indesejadas.