Tails 6.0 chega em versão Release Candidate
A equipa de desenvolvimento do sistema operativo Tails acaba de revelar uma nova versão para o mesmo, com a chegada do Tails 6.0. Esta versão ainda se encontra em formato Release Candidate, mas permite aos utilizadores testarem todas as novidades antes da versão estável ficar disponível oficialmente.
Esta nova versão chega baseada no Debian 12 “Bookworm” e com o GNOME 43, o que deve permitir uma maior compatibilidade com o software mais recente no mercado. Ao mesmo tempo, chega ainda com a estabilidade e otimizações feitas junto do Debian nos últimos meses.
A versão final estável encontra-se prevista de ser lançada no dia 27 de Fevereiro, com a equipa a pedir ajuda para a comunidade identificar possíveis falhas na versão RC até ao dia 18 de Fevereiro.
Uma das novidades do Tails 6.0~rc1 encontra-se na capacidade do sistema montar automaticamente dispositivos externos USB que sejam ligados, tornando o processo consideravelmente mais simples para os utilizadores.
Se estes dispositivos conterem partições protegidas, o sistema questiona o utilizador se pretende montar também as mesmas.
Para garantir a segurança, o sistema vai ignorar todos os pedidos de ligação de dispositivos USB quando o mesmo se encontre bloqueado. Ou seja, apenas com o sistema ativo é que se pode usar esta funcionalidade.
Esta nova versão chega ainda com melhorias no sistema de temas claros e escuros, bem como uma nova ferramenta para captura de imagens de ecrã. Existe ainda uma nova forma de configurar contas do Gmail na aplicação do Thunderbird.