Xiaomi pretende proteger privacidade com recente patente
Vivemos num mundo onde a privacidade é cada vez mais complicada de se manter, por muito que se tente. No entanto, para a Xiaomi, esse parece ser um ponto ainda fundamental que os utilizadores procuram, e para tal, a empresa pode estar a testar algumas novidades nesse sentido.
De acordo com recentes patentes registadas pela Xiaomi, a empresa pode estar a desenvolver uma nova funcionalidade para os seus dispositivos, focada em garantir a privacidade dos utilizadores.
Atualmente existem câmaras em praticamente todos os locais. A pensar nisso, a empresa registou uma patente de um sistema “anti stalking”, que basicamente, permite identificar quando os utilizadores estejam a ter imagens suas capturadas sem autorização.
A ideia da patente passa por um sistema de proteção, que é capaz de identificar quando alguém captura uma foto perto do utilizador e sobre o mesmo. O sistema pode mesmo funcionar em locais que se encontrem fora do campo de visão dos utilizadores.
O sistema parece identificar dispositivos de captura de fotos que estejam perto do utilizador, e analisa qual o ângulo dos mesmos. Quando identifica algum onde a pessoa possa estar a ser capturada, alerta o utilizador para tal.
Esta patente poderia vir a surgir em qualquer dispositivo que tenha câmaras ativamente usadas, como é o caso dos óculos inteligentes da empresa, os MiJia Glasses.
Como se trata apenas de uma patente, ainda se desconhece se a mesma vai mesmo virar uma realidade ou quando isso iria acontecer. No entanto, será certamente algo interessante de analisar.