Engenheiro da Google apanhado a enviar informação sensível para a China
O Departamento de Justiça dos EUA revelou um caso que afetou um ex funcionário da Google. Linwei (Leon) Ding, de 38 anos, encontra-se acusado de roubar tecnologia da Google sobre IA para vender a empresas chinesas.
A acusação afirma que Ding terá obtido informação proprietária da Google enquanto se encontrava na empresa, tendo transferido secretamente esses dados para duas empresas na China.
Por entre a informação alegadamente roubada encontra-se projetos da Google a nível da Inteligência Artificial e dos sistemas da empresa. Algumas das tecnologias diriam respeito a material essencial para o treino de modelos LLM.
Terá ainda sido roubada informação respeitante ao software e hardware usado pela empresa para o processamento dos modelos LLM, onde se inclui as arquiteturas dos processadores e gráficas usadas para o treino dos mesmos.
Ding terá começado a trabalhar na Google em 2019, sendo que os primeiros casos registados de roubo de conteúdos ocorreram em 21 de Maio de 2022. O processo continuou durante mais de um ano, período em que o mesmo terá roubado mais de 5 centenas de conteúdos da empresa.
O mesmo terá copiado os conteúdos da Google para as Notas da Apple, via o computador que a própria Google fornecia. Depois disso, os conteúdos eram convertidos em ficheiros PDF e enviados para a conta do mesmo no Google Cloud.
Depois disso, o engenheiro enviava as informações para empresas na China, nomeadamente uma empresa focada no desenvolvimento de tecnologias de IA, conhecida como Shanghai Zhisuan Technology Co, onde o mesmo se encontrava também como CTO. Ding não terá informado a Google das suas posições nesta empresa.
Além disso, Ding terá ainda pedido a colegas para passarem o seu cartão de presença na sede da empresa nos EUA, enquanto o mesmo estaria na China a realizar as suas atividades como parte da empresa onde se encontrava.
Ding foi detido a 5 de Março de 2024, e enfrenta agora pena de prisão até 10 anos, e multas de 250.000 dólares por cada informação roubada da Google.