Google revela mudanças face à lei dos Mercados Digitais na UE
A Google é a mais recente empresa a confirmar algumas mudanças, para ir de encontro com a nova Lei dos Mercados Digitais, também conhecida como DMA, na União Europeia. Estas mudanças vão garantir que a empresa encontra-se preparada para começar a ficar dentro da lei, que entra em vigor durante esta semana.
A Google Portugal refere no seu blog que “As mudanças que fizemos são o resultado de um trabalho intensivo de muitos meses com engenheiros, investigadores, gestores e designers de produtos de toda a empresa” e, “ao longo deste processo, colaborámos extensivamente com a Comissão Europeia, com as partes interessadas da indústria e associações de consumidores, nomeadamente através de dezenas de workshops, eventos e discussões diretas“.
A empresa sublinha ainda que “O nosso objetivo foi sempre desenvolver produtos úteis, inovadores e seguros”, mas “várias das novas regras envolvem compromissos difíceis que terão impacto nas pessoas e empresas que utilizam os nossos produtos“.
“As mudanças nos nossos resultados de pesquisa poderão enviar mais tráfego para grandes intermediários e agregadores e menos tráfego para fornecedores diretos, como hotéis, companhias aéreas, comerciantes e restaurantes”, afirma a empresa.
Para a parte dos consumidores, a empresa refere que “algumas das funcionalidades que desenvolvemos para ajudar as pessoas a realizar tarefas ‘online’ de forma rápida e segura — como disponibilizar recomendações em diferentes produtos — não irão funcionar da mesma maneira”, pelo que “procurámos equilibrar várias questões importantes e envolver as partes interessadas relevantes sobre estes compromissos à medida que implementamos as nossas medidas de conformidade”.
Quanto às mudanças nos resultados de pesquisa para utilizadores e empresas, a empresa adianta que implementou “mais de 20 mudanças em produtos, incluindo a introdução de unidades e ‘chips’ dedicados para ajudar os utilizadores a encontrar ‘websites’ de comparação em áreas como voos, hotéis e compras”.
Foram também removidas “algumas funcionalidades da página de resultados de pesquisa que ajudam os consumidores a encontrar negócios, como a unidade Google Flights”.
Para os utilizadores em dispositivos Android, a empresa garante que vai facilitar a troca do motor de pesquisa no sistema, bem como a escolha do navegador principal do mesmo.
É referido que “Hoje, os utilizadores no Espaço Económico Europeu (EEA) podem visitar as definições das suas contas Google e escolher se desejam continuar a partilhar dados entre os serviços da Google, vinculando-os. Os utilizadores poderão também ver novos ‘banners’ de consentimento a perguntar se desejam vincular os seus serviços Google”.
De relembrar que a DMA exige que empresas consideradas como gatekeepers apliquem medidas para permitir aos utilizadores usarem plataformas diferentes ou alternativas, não ficando limitadas ao que é fornecido por essas plataformas.