Rússia alega que EUA estão a preparar ataque informático a sistema de votação
As autoridades da Rússia encontram-se a acusar os EUA de estarem a planear um ataque contra o sistema eleitoral russo, mais concretamente contra os sistemas do mesmo.
De acordo com a Reuters, as autoridades de segurança da Rússia encontram-se a indicar que os EUA estão a preparar um ataque informático contra os sistemas de votação na Rússia, com o objetivo de destabilizarem as eleições no pais.
Embora as autoridades não tenham deixado qualquer prova concreta sobre estas declarações ou planos, a Rússia afirma que qualquer tentativa de realizar ataques contra o sistema eleitoral do pais será considerado um ato de agressão. No entanto, alguns meios consideram que estas declarações apenas se encontram a surgir como uma escapatória, para o caso de Vladimir Putin não obter a totalidade dos votos nas eleições do dia 15 de Março.
Segundo as autoridades russas, estas afirmam terem provas que as autoridades dos EUA podem estar a planear um ataque ao sistema informático da votação na Rússia, que pode impedir a contagem de votos em algumas zonas da mesma.
De notar que Putin controla o sistema de votação local, e como tal, é bastante provável que o mesmo venha a ter uma reeleição com a contagem dos votos. No entanto, para a eventualidade de os números não serem indicativos de tal, várias fontes afirmam que as declarações agora indicadas serão um meio de escape para o caso de este não obter a totalidade dos votos.
Ao mesmo tempo, as autoridades russas também afirmam que, apesar dos planos dos EUA, a Rússia nunca interferiu com as eleições dos EUA. No entanto, do lado dos EUA, as autoridades repetidamente indicaram a Rússia como uma das fontes de interferência ao sistema de votação, através de vários meios.