Tuta Mail adiciona novo sistema de encriptação quântica
A plataforma Tuta Mail, reconhecida pelos seus serviços focados em privacidade, acaba de revelar o protocolo TutaCrypt, focado para encriptar conteúdos com proteção quântica.
Este novo protocolo, que se encontra a ser usado para proteger as comunicação dos utilizadores do Tuta Mail, garante uma proteção de elevada segurança contra ataques quânticos. Desta forma, a plataforma de email pretende garantir uma total proteção e privacidade dos dados dos seus clientes.
Este novo sistema de proteção encontra-se focado em prevenir ataques conhecidos como “harvest now, decrypt later”, onde basicamente, conteúdos encriptados são recolhidos e armazenados para serem desencriptados mais tarde, quando a tecnologia possuir capacidade para tal.
Este sistema garante que, mesmo que os dados encriptados dos utilizadores sejam recolhidos, estarão seguros de eventuais ataques no futuro, quando a tecnologia quântica estiver mais avançada. Usando diferentes camadas de proteção, este deve garantir que os dados permanecem seguros independentemente do que apareça daqui a uns anos.
Este género de encriptação tem vindo a ser cada vez mais popular entre serviços focados para a privacidade dos utilizadores. O Signal é outra plataforma que já implementou os seus próprios sistemas de encriptação contra este formato de ataques.
Os novos utilizadores do Tuta Mail devem contar com a encriptação TutaCrypt aplicada por padrão. Para os atuais clientes da plataforma, o suporte deve chegar durante os próximos dias. Não será, no entanto, necessária qualquer mudança por parte dos utilizadores, sendo que podem continuar a usar os serviços na normalidade sem impacto.