Apple afunda para quinto lugar no mercado de smartphones da China
A Apple não se encontra a ter um dos melhores momentos da sua história de vendas na China, estando agora numa das posições mais baixas dos últimos anos para as vendas de dispositivos nesta região.
De acordo com os dados da empresa de análise do mercado Canalys, a Apple passou de ser a empresa com mais dispositivos vendidos na China para o quinto lugar da tabela. Esta tabela encontra-se agora liderada pela Huawei, com uma quota no mercado de quase 17%, e mais de 11.7 milhões de smartphones enviados para o mercado durante o último trimestre.
A OPPO também registou crescimentos de vendas, estando agora na segunda posição, com 10.9 milhões de unidades enviadas para o mercado. A HONOR surge em seguida, com 10.6 milhões de unidades enviadas e uma quota de 16%, um aumento anual de 9%.
A Vivo surge com 10.3 milhões de unidades enviadas para o mercado e uma quota de 15%.
Por fim, a Apple encontra-se agora na quinta posição, com 10 milhões de unidades enviadas no mercado e uma quota de 15%. Esta registou uma queda de 25% na comparação anual, uma das maiores dos últimos anos para a empresa.
A Huawei foi a que registou o maior crescimento, em parte devido ao lançamento da sua nova linha Mate, que tem vindo a ser bem recebida na China. Ao mesmo tempo, a empresa continua a expandir-se apesar de todas as restrições aplicadas pelo governo dos EUA. O HarmonyOS, sistema operativo dedicado da empresa, também se encontra acessível para cada vez mais dispositivos, o que ajuda a ganhar o interesse dos utilizadores.
Estes dados não devem certamente agradar à Apple, que ainda vê a China como um dos seus mercados mais importantes, tendo em conta a dimensão desse mercado. Embora a Apple tenha certamente sucesso noutras regiões, a China é um dos pontos centrais de vendas para a empresa.