Gmail possui novas regras para envios massivos de emails
Tal como estava programado, a Google possui novas regras para quem pretenda enviar emails massivos para contas na sua plataforma de emails. O Gmail passa a obrigar os remetentes com mais de 5000 mensagens enviadas por dia para contas da plataforma a terem de usar os sistemas de autenticação DKIM e SPF.
Até agora, embora estes registos fossem recomendados para evitar a marcação de emails como spam, não eram inteiramente obrigatórios. No entanto, as novas regras para envios de email massivo no Gmail passa a integrar restrições para endereços que não tenham estes registos configurados.
Caso a mensagem não se enquadre com os mesmos, será bloqueada de entrega nas contas do Gmail. Além disso, existem ainda outros pontos a ter em consideração para prevenir spam.
Os gestores de listas de email devem ter uma opção para os utilizadores removerem os seus emails rapidamente das listas, com apenas um clique, e devem também responder a pedidos de remover das listas em menos de dois dias.
O nível de spam de um endereço deve também ser mantido abaixo dos 0.3%, e o campo “From” não deve ser modificado para parecer ter sido enviado pelo Gmail. No caso de emails que não se enquadrem nestas novas regras, estes podem ser bloqueados ou automaticamente movidos para a caixa de spam das contas.
A rejeição de mensagens será a medida mais exigente, mas que começará gradualmente a ser aplicada, sobretudo para remetentes que não apliquem os métodos de autenticação das mensagens de email.
Segundo a Google, com estas novas medidas e os sistemas de spam da empresa, diariamente são bloqueadas mais de 15 mil milhões de mensagens de spam, com uma taxa de sucesso de 99.9%.
Para os administradores de contas de email, a configuração dos registos DKIM e SPF será extremamente recomendada, mesmo para situações onde não se pretenda o envio massivo de emails.