Instagram revela uma das maiores alterações no seu algoritmo
O Instagram encontra-se a realizar algumas mudanças no seu algoritmo, que podem começar a dar mais destaque para conteúdos originais dentro da plataforma face aos conteúdos publicados apenas de “republicação” de outras fontes.
No que é considerado pela plataforma como uma das maiores mudanças de sempre no seu algoritmo, este irá agora começar a colocar em destaque conteúdos que tenham informação original nos mesmos.
Ou seja, publicações com capturas de ecrã ou repartilhadas várias vezes – muitas das quais sem autorização – passam a receber menos destaque dentro da plataforma. Isto aplica-se tanto a nível das publicações como das Stories e Reels.
Isto era considerado por muitos como um problema no Instagram, onde contas mais pequenas muitas vezes usavam conteúdos republicados por outras de maior destaque, na tentativa de serem “apanhados” pelo algoritmo para ganharem destaque. Agora isso vai ser mais complicado de acontecer.
Ao mesmo tempo, os utilizadores devem ter também uma melhor experiência dentro da plataforma, com menos conteúdos repetitivos a surgirem na aba de explorar ou dentro dos conteúdos da timeline. Apenas os conteúdos originais serão apresentados, não de contas de terceiros.
Esta medida, no entanto, não vai afetar alguns criadores de conteúdos que usam várias contas para republicar o mesmo conteúdo, mas que se tratam de contas afiliadas diretamente e com autorização para tal.
A plataforma vai ainda mais longe com a atualização. Invés de publicar os conteúdos republicados por terceiros, a plataforma irá começar a apresentar mais o conteúdo original que foi enviado para o serviço, dando assim mais destaque para a conta original da partilha – medida que se aplica também a nível das recomendações.
Nos conteúdos partilhados desta forma, o Instagram vai ainda começar a adicionar tags para os autores originais, dando assim visibilidade aos mesmos.
Esta atualização do algoritmo foca-se sobretudo em reduzir o numero de contas agregadoras de conteúdos. Normalmente, estas contas apenas reproduzem sem autorização publicações que são enviadas para a plataforma, com o objetivo de ganharem alguma visibilidade dentro da rede social.
Por fim, a plataforma afirma que vai atualizar o seu sistema de recomendações para dar a possibilidade a que todos os criadores tenham os seus conteúdos recomendados. O sistema será atualizado para dar uma chance a todos de terem os conteúdos recomendados a outros utilizadores do Instagram.
Até agora, as contas com os maiores números de seguidores eram as que tinham uma maior visibilidade a nível de conteúdos recomendados. Com esta atualização, isso vai deixar de ser tão notável, sendo que contas mais pequenas terão a capacidade de alcançar um maior número de utilizadores do Instagram.
A plataforma afirma que estas mudanças devem começar a ser aplicadas durante os próximos meses, e que algumas já se encontram ativas.