Meta pode ser novamente investigada pela Comissão Europeia

Meta pode ser novamente investigada pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia encontra-se a preparar para lançar uma nova investigação, desta vez contra a Meta, e focada na forma como a empresa se encontra a tratar conteúdos relacionados com as eleições.

Segundo o portal The Guardian, a Comissão Europeia pretende analisar como a Meta se encontra a controlar os conteúdos da sua plataforma no que respeita a material político e associado com as eleições, nomeadamente campanhas de desinformação.

Os detalhes da investigação podem ser revelados em detalhe pela entidade no final da semana, indicando que as autoridades se encontram preocupadas com a propagação deste formato de conteúdos dentro das plataformas da Meta.

Ao mesmo tempo, a investigação vai ainda analisar o possível impacto de entidades russas na propagação de campanhas de desinformação pelas plataformas da Meta, criando conteúdos enganosos ou falsos para destabilizar as mesmas – o que surge depois de alguns rumores que as plataformas da Meta estariam a ser usadas por forças associadas com o governo russo para esse fim.

Se da investigação ficar comprovado que a Meta violou algumas das novas leis da DMA, a empresa enfrenta pesadas multas.

Ao mesmo tempo, as autoridades europeias encontram-se também preocupadas com a possibilidade de a Meta encerrar a CrowdTangle, uma plataforma da empresa que era usada por investigadores e verificadores de fontes como forma de analisar conteúdos enganadores que eram propagados pelos serviços da empresa.

Várias dezenas de grupos assinaram uma carta aberta para a Meta, apelando à plataforma para manter o serviço ativo, de forma a garantir a segurança dos conteúdos que são propagados dentro das redes sociais da mesma. A carta indicava ainda que, ao encerrar o CrowdTangle, a Meta poderia estar a permitir que conteúdos enganadores fossem propagados em força dentro das suas plataformas, sem forma de controlo direto de fontes externas.

De notar que a Meta se encontra ainda sobre outras investigações das autoridades europeias, nomeadamente relacionadas com o sistema de pagar para evitar o tracking de utilizadores, medida que começou a ser aplicada pela plataforma para ir de encontro com as novas legislações europeias.

Os detalhes sobre a investigação devem ser conhecidos em breve, tendo em conta que se espera a revelação dos mesmos pela Comissão Europeia até ao final desta semana.