Meta revela novo modelo de IA Llama 3
A Meta revelou hoje a sua nova versão do modelo de IA “Llama 3”, que chega com várias melhorias face à versão anterior do Llama 2.
Esta nova versão conta com modelos que possuem entre 8 e 70 mil milhões de parâmetros diferentes, mas a Meta pretende aumentar este valor para os 400 mil milhões no futuro.
A empresa afirma que o modelo foi treinado com bases dez vezes maiores do que as existentes para os modelos anteriores, o que permite aumentar ainda mais as capacidades do mesmo para responder a vários pedidos e questões.
Para o treino deste modelo, a Meta criou um cluster de servidores, com mais de 24 mil GPUs focadas em usar a capacidade de processamento para as tarefas. A infraestrutura conta ainda com software especialmente desenvolvido pela Meta para melhorar a eficiência dos modelos de IA, e resolver automaticamente problemas técnicos que possam surgir.
Brevemente o Llama 3 vai estar disponível em várias plataformas que atualmente já fornecem acesso ao Llama 2, como é o caso da Amazon Web Services, Databricks, Google Cloud Platform, Hugging Face, Kaggle, IBM WatsonX, Microsoft Azure, NVIDIA NIM, Snowflake, entre outras.
O recentemente apresentado Meta AI também vai poder usar as capacidades deste modelo, sendo que vai ficar integrado em várias das plataformas da Meta, como o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.