Meta vai classificar ainda mais conteúdos criados por IA
A Meta tem sido uma das plataformas que aplicou medidas para marcar conteúdos criados por IA, como imagens. No entanto, a empresa considera que as medidas realizadas para tal ainda são insuficientes.
Com isto em mente, a Meta encontra-se agora a planear aplicar a tag de conteúdos criados por IA a mais imagens, vídeos e sons que sejam partilhados pelas suas plataformas.
A partir de Maio, a Meta vai começar a aplicar estas medidas a mais conteúdos de forma automática. Quando os sistemas da empresa identificarem que existem marcações de um conteúdo que o classificam como criado por IA, a tag será adicionada nos mesmos.
Esta medida surge depois de vídeos de Joe Biden terem surgido na plataforma, onde este se encontrava a tocar de forma inapropriada em menores, sendo que viria a ser revelado que os vídeos foram criados por IA. No entanto, o vídeo não foi removido dos serviços da Meta, depois do conselho de moderação da plataforma ter decidido que o mesmo não violava os termos de conteúdos manipulados – mas com a nota que a Meta deveria aplicar medidas para reconsiderar estas regras no futuro, ainda mais com o aproximar das eleições de 2024.
Uma das primeiras medidas será colocar a tag em conteúdos criados com IA, de forma a fornecer informações aos utilizadores de que certos conteúdos foram criados de forma artificial, e não serão verdadeiros. Esta tag pode rapidamente identificar este género de conteúdos, e consequentemente, levar a menos propagação de falsas informações ou temas pela plataforma.
A Meta considera ainda que, para transparência das suas regras, os conteúdos criados por IA são aceites nas suas plataformas, o que inclui vídeos, imagens e sons, mas deve-se aplicar medidas para prevenir que os mesmos possam ser enganadores.
Como tal, e dentro destas novas medidas, a Meta deve começar a classificar automaticamente ainda mais material criado por IA, e durante os próximos meses deveremos ver cada vez mais conteúdos com a nova tag.