Nintendo remove centenas de mods antigos de Garrys Mod
Um dos jogos mais populares e antigos no mercado é sem dúvida Garry’s Mod. Este tornou-se bastante popular em plataformas como o YouTube, sobretudo por ser bastante aberto para a criação de mods e conteúdos dedicados pela comunidade.
No entanto, recentemente a Nintendo ficou de olho nos conteúdos criados, tendo exigido a remoção de milhares de mods e criações disponíveis na Steam Workshop, que teriam conteúdos em violação dos direitos de autor da empresa.
Mods e outros conteúdos para Garry’s Mod que estavam disponíveis na plataforma da Steam, contendo referências a conteúdos da Nintendo, foram alvo de pedidos de remoção pela editora.
O curioso será que alguns dos mods estariam disponíveis no mercado faz anos, e nunca foram alvo de queixas pela empresa. Apensa agora a Nintendo parece ter-se focado em remover esses conteúdos da internet, sem motivo aparente.
Apesar das dúvidas sobre a origem dos pedidos de remoção, um dos criadores do jogo veio confirmar que os pedidos vieram diretamente da Nintendo, o que confirma que a medida terá sido feita pela empresa e não por terceiros.
Tendo em conta que existem milhares de conteúdos associados com propriedades da Nintendo na Steam, o processo de remoção pode demorar vários dias até ser concluído. Além disso, a própria Steam aconselha os criadores de mods a removerem os que tenham conteúdos registados da Nintendo.
De notar que a Nintendo é bem conhecida por proteger largamente os seus direitos de autor, mesmo que isso acabe por causar alguns conflitos com a comunidade. Alguns modders criaram mensagens de protesto contra a empresa devido a esta remoção, incluindo com o envio de mods para o jogo com mensagens ofensivas contra a entidade.