Pagamentos de ransomware caem durante primeiro trimestre de 2024
Embora os ataques de ransomware ainda estejam bastante fortes no mercado, parece que os atacantes estão a receber cada vez menos dessas atividades. De acordo com um estudo realizado pela empresa Coveware, os pagamentos realizados de ataques ransomware estão num dos valores mais baixos dos últimos anos.
De acordo com o estudo, durante o último trimestre de 2023, apenas 29% dos ataques de ransomware realizados no mercado tiveram pagamentos associados. No entanto, este valor caiu para os 28% durante o primeiro trimestre de 2024, demonstrando que existem ainda menos entidades a realizar os pagamentos, apesar do aumento de ataques.
Em parte, o volume mais reduzido de pagamentos encontra-se em queda derivado das entidades estarem mais preparadas para recuperar deste género de ataques, bem como da implementação de novas medidas de proteção contra este género de ataques.
Ao mesmo tempo, embora os ataques e roubos de dados de ransomware ainda ocorram, existem cada vez menos grupos de ransomware a realmente publicar os conteúdos roubados.
No entanto, embora o volume de pagamentos realizados de ataques ransomware estar em queda, os valores dos pagamentos realizados encontram-se a atingir novos valores recorde. Em parte isto ocorre porque os atacantes encontram-se também a aumentar os valores dos pagamentos para resgate de conteúdos e para evitar que a publicação dos mesmos seja realizada.
Em média, os pagamentos encontram-se agora nos 381,980 dólares, uma queda de 32% face ao mesmo período anterior.
Por entre os principais meios usados para os ataques encontra-se uma tendência crescente para explorar falhas em sistemas de acesso remoto, bem como um aumento dos casos em que a origem do ataque é desconhecida.