Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento confirma roubo de dados em ransomware

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento confirma roubo de dados em ransomware

A United Nations Development Programme (UNDP) confirmou que se encontra a investigar um possível ciberataque à sua rede, onde os atacantes podem ter obtido acesso aos dados internos da entidade.

A UNDP faz parte das Nações Unidas, e desenvolve uma rede interligada de 170 países e territórios onde as nações unidas se encontram ativamente. Num recente comunicado, a entidade afirma que atores externos conseguiram obter acesso à rede interna da organização, em finais de Março, sendo que usaram esse acesso para roubar dados internos da entidade.

Depois do ataque ter sido identificado, foram realizadas todas as medidas de segurança para conter o mesmo, e evitar que mais dados fossem acedidos. A entidade ainda se encontra a investigar o incidente, bem como os dados concretos que foram roubados e qual o impacto dos mesmos.

Embora a entidade ainda não tenha revelado detalhes sobre a origem do ataque, o mesmo já terá sido reivindicado pelo grupo de ransomware 8Base. Numa mensagem publicada no seu site da Dark web, o grupo alega ter obtido acesso a dados internos da instituição, incluindo faturas, documentos de contabilidade, dados pessoais, certificados e acordos com funcionários.

O grupo alega ainda ter acedido e roubado dados confidenciais da organização, que poderiam ser prejudiciais para os programas da mesma.

O grupo 8Base é relativamente recente no mercado do ransomware, tendo começado as suas atividades em Junho de 2023, mas expandindo os ataques para um largo número de entidades em diferentes países. Atualmente o grupo conta com mais de 350 vítimas no seu portal.