Rússia condena porta-voz da Meta a seis anos de prisão
A Rússia encontra-se a aplicar novas sanções contra o ocidente, desta vez tendo como alvo a empresa Meta, dona de serviços como o Facebook e Instagram. Os tribunais militares russos consideram que um porta-voz da Meta é acusado de “justificar o terrorismo na internet”.
Andy Stone, porta-voz da Meta, foi recentemente condenado a seis anos de prisão na Rússia, por ter sido considerado culpado de infringir várias regras da lei Russa, nomeadamente do Código Penal da Federação Russa. Em causa encontra-se as declarações do porta-voz da Meta que a Rússia considera ser uma justificação para o terrorismo feito contra o pais na internet.
Stone era procurado pelas autoridades russas desde Novembro do ano passado, sendo que a condenação original era de sete anos em prisão. Em março de 2023, as autoridades russas consideraram que Stone terá apelado a violência contra militares russos, numa afirmação direta contra a guerra com a Ucrânia.
A ter também em conta que, em março de 2022, um mês depois do início da guerra na Ucrânia, a Rússia bloqueava os serviços da Meta no seu território, em parte devido à divulgação de informações sobre as práticas do pais.